• Grupo Zenobini

Audiência Pública debateu EIA/RIMA sobre produção de Gases Industriais em Rio Grande



Na noite de quarta-feira, 22, foi realizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler — FEPAM a audiência pública para apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto (Rima) da produção de Gases Industriais no município do Rio Grande, cujo empreendedor é a Regas Brasil Sul S/A com a participação do Grupo Cobra. A audiência virtual contou com um polo presencial no município do Rio Grande e um polo em Porto Alegre com a equipe coordenadora do evento pelo órgão ambiental. O local em Rio Grande oportunizava que a comunidade que não tivesse acesso à internet pudesse assistir à audiência ao vivo bem como realizasse manifestações orais. O evento de caráter técnico faz parte da tramitação do processo de licenciamento ambiental.

No debate realizado, foram detalhadas etapas dos processos, seus impactos positivos e negativos, com mais de 40 inscritos de diversos segmentos. A audiência contou com a participação de autoridades de diversas esferas, entre eles a Procuradora da República, Anelise Becker, e o Embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas. Manifestaram-se também representantes dos seguintes segmentos: Instituição de Ensino e Pesquisa; ONGs; Poderes Públicos; Entidades Representativas dos Trabalhadores; Entidades Representativas dos Empresários e; Cidadania.

Na abertura da reunião técnica, o prefeito Fábio Branco contextualizou o município do Rio Grande, sede do projeto, e salientou as vantagens que serão proporcionadas: “este projeto é muito importante para o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul, na forma de ser o único projeto com a possibilidade, a curto prazo, de termos gás para resolver o problema estruturante do Estado. É uma oportunidade para o Porto do Rio Grande aumentar seu desenvolvimento e a oportunidade do município do Rio Grande ser a porta de entrada da instalação de uma nova matriz energética. Não tenho dúvidas que num curto espaço de tempo nós vamos ter o Rio Grande do Sul autossuficiente em energia”. Em sua fala, o Diretor Superintendente da Portos RS, Paulo Fernando Curi Estima, informou sobre perspectivas prósperas que todo o projeto traz, como o novo píer, que servirá, sobretudo, para auxiliar o porto. Além disso, ele acrescentou detalhes acerca dos benefícios dessas renovações: “teremos um modelo de tancagem de gás, em uma zona industrial, uma área que já é preparada, com isso, nós vamos ter a possibilidade que esse gás alimente a termoelétrica, alimente o distrito industrial e, num futuro próximo, alimente as casas das pessoas aqui em Rio Grande e na região sul, além disso, de imediato, também atender a hidrovia”, explica.

Para a apresentação do empreendimento, manifestaram-se o CEO Cobra Brasil, Jaime Llopis Juesas, a Coordenadora EIA — Cobra Brasil / Inerco, Bruna Mohovic e o Gerente de Segurança Industrial Cobra Brasil / Inerco, Fernando da Silva Queiroga. Em sua fala, Jaime enfatiza todos os benefícios que o projeto traz para todos os setores da sociedade, “Estamos falando de uma instalação que atenderá os mais altos padrões de qualidade de segurança em todo o mundo, com a tecnologia mais avançada e segura. A chegada do gás na região contribuirá para uma melhoria substancial na qualidade ambiental da região, com a substituição de fontes mais poluentes ou modificações de processos industriais em toda parte sul do estado. Em meio à crise energética, uma fonte estável de geração, em conformidade com os critérios de transição energética, é a melhor garantia para atender os objetivos de sustentabilidade no qual estamos comprometidos”.

A audiência completa para quem quiser assistir está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ZjFmathLOik. O Estudo de Impacto Ambiental - EIA e do Relatório de Impacto - RIMA, está disponível para consulta na Biblioteca Digital da FEPAM. Os comentários a respeito do empreendimento em questão devem ser encaminhados pelo e-mail regas@fepam.rs.gov.br até o dia 29/12/2021.

7 visualizações0 comentário