top of page
  • Foto do escritorGrupo Zenobini

CDL entrega demanda da Ponte entre Rio Grande e São José do Norte ao Ministro da Infraestrutura



A presidente da CDL Rio Grande e São José do Norte, Letícia Vanzelote, esteve nesta sexta-feira, 09, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Logo após o evento de outorga da Medalha Mérito Farroupilha ao Ministro de Estado da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a CDL realizou a entrega de um documento com a principal demanda da entidade ao Ministro: a conclusão do estudo de Viabilidade da ponte entre Rio Grande e São José do Norte e sua inclusão na lista de prioridades do Governo Federal. Esteve presente também na entrega o coordenador da Comissão Regional Pró-Ponte Rio Grande / São José do Norte, Jair Rizzo.


No documento, a CDL aponta a realização dessa obra como fundamental para o desenvolvimento econômico, turístico e logístico do Estado do Rio Grande do Sul, principalmente, também, da conexão do Brasil com os países do Prata como Argentina e Uruguai pelo eixo Chuí-Torres. Além disso, a construção dessa ponte é um sonho regional há mais de 50 anos e com o acesso rodoviário interligando as duas margens tornam-se viáveis mais de 850 hectares de área na margem leste do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, com mais de 8 km de cais disponíveis para estudos de viabilidade, em uma projeção de 19 berços para navios com 366m e 6 terminais.


Com a construção da ponte, poderá, praticamente, ser dobrada a capacidade portuária atualmente já instalada na região. Ainda na costa litorânea, nos mais de 300 km entre São José do Norte e Osório existe grande potencial já mensurado para instalação de parques eólicos e a logística rodoviária através da ponte conectando essa região ao Porto é essencial para a viabilidade desses projetos que garantirão maior fornecimento de energia ao sistema energético nacional.


O documento foi assinado pela CDL, Comissão Pró-Ponte, com o apoio do prefeito do Rio Grande, Fábio Branco, da prefeita de São José do Norte, Fabiany Roig, e do superintendente dos Portos RS, Fernando Estima. A CDL contou com o apoio para a entrega do documento do vereador Júlio Lamim.

1 visualização0 comentário
bottom of page