top of page
  • Foto do escritorGrupo Zenobini

Dia da Advocacia: momento de união e defesa da Cidadania*

Comemoramos no dia 11 de agosto, o Dia da Advocacia. A data recorda a criação dos primeiros cursos de direito de nosso país, mas atualmente tem e precisa agregar um significado muito maior: a defesa da cidadania, dos direitos constitucionais e livre exercício de nossa atividade profissional. O direito e a advocacia estão sendo diariamente atacados, talvez, de uma das piores formas, nos mais de 80 anos de criação da entidade.


A OAB tem a premissa básica da defesa da advocacia, que está garantida na Constituição Federal. Sem advocacia não há Estado Democrático, não existe proteção aos direitos do cidadão e não há como garantir uma defesa justa a todo aquele acusado de qualquer tipo de violação de regras. Das mais brandas até as mais fortes violações, todo homem neste país tem direito a uma defesa justa.


A OAB está sendo atacada, questionada, pelo próprio Presidente da República e isso nos causa uma perplexidade enorme, tendo em vista que deveria ser ele o principal defensor da Constituição, afinal, ele jurou isso no seu ato de posse.


Os ataques ao presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, ferem não somente a ele, mas à instituição como um todo. Aprovamos em Assembleia Geral uma moção de apoio ao nosso presidente Felipe Santa Cruz. Contudo, os ataques a ele e à Ordem dos Advogados do Brasil se juntam aos graves ataques à Constituição, que vem sendo recorrentes ao longo dos anos, causando maior preocupação na classe e na sociedade.



A Constituição Federal deve ser o nosso guia, do cidadão comum ao Presidente da República e o decoro deve ser mantido por cada um de nós. No mesmo momento que comemoramos o Dia da Advocacia reafirmamos o nosso compromisso na defesa dos advogados e principalmente, da cidadania. Lutaremos para garantir que a Constituição seja seguida e respeitada. Viva a advocacia, viva a Constituição e viva a OAB!

*Por Everton Pereira de Mattos

0 visualização0 comentário
bottom of page