• Grupo Zenobini

“Hora da Retomada” foi o tema da solenidade de posse da Diretoria da OAB Subseção do Rio Grande


Aconteceu na noite de quarta-feira, 20, a solenidade de posse da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção do Rio Grande triênio 2022/2024. Ary Silva Júnior foi eleito pela advocacia rio-grandina e declarou durante sua posse: “chegou a hora da retomada do pleno exercício da advocacia!”. A solenidade foi presidida pela secretária-geral adjunta da Seccional do Rio Grande do Sul, Karina Contiero Silveira. Estiveram na composição de mesa o ex-presidente André Moita Monteiro, o conselheiro Seccional Vicente Antonacci e, a vice-presidente da CAA/RS Paula Grill. Prestigiaram a solenidade também representando as Subseções da Costa Doce, presidente da Subseção de Pelotas Víctor de Abreu Gastaud e o ex-desembargador eleitoral Miguel Ramos.


André Monteiro foi presidente da Subseção do Rio Grande entre 2020/2021. Em seu discurso de encerramento de mandato, o ex-presidente destacou o trabalho feito por ele e sua diretoria em um dos momentos mais difíceis da advocacia pela ocasião da pandemia do coronavírus e paralisação do sistema judiciário. Durante a solenidade, inclusive, estiveram presentes os ex-presidentes Manoel Antunes, Francisco José Soller de Mattos e Everton Pereira de Mattos.


Ary Silva Júnior


Ary Silva Júnior foi eleito com 535 votos em novembro de 2021. Sua diretoria também agora empossa solenemente é composta por Mauren Amaral como vice-presidente, Elisa Alquati como secretária-geral, Rafaela Tessmer como secretária-geral adjunta e, Luiz Adelar do Nascimento como diretor-tesoureiro. “O momento é de empreendermos esforços, como diretores de Ordem, para recuperar a dignidade da advocacia e oportunizar aos milhares de advogados que foram alijados da labuta diária retornem as suas atividades. Para tanto, esse é o momento que deveremos unir ainda mais a classe. Precisamos preparar a advocacia para as novas exigências que os tempos pós pandêmico irão nos impor”, afirmou o novo presidente durante sua fala.


-“Diante dessa nova realidade essa diretoria não irá medir esforços, juntamente com a Seccional e CAA/RS, para oferecer os meios necessários para que aquele colega que fechou seu escritório em razão da pandemia possa retomar suas atividades profissionais, utilizando a estrutura da Subseção”, garantiu Ary Silva Júnior.


Sobre o judiciário ele foi claro: “Precisamos unir esforços para que o judiciário saia da zona de conforto que a pandemia lhes propiciou. Somente a volta das atividades presencias de forma plena nos foros é que a cidadania terá suas demandas represadas durante a pandemia atendidas. Não é preciso dizer que haveremos de nos manter hígidos na defesa intransigente das prerrogativas da advocacia, não poderemos aceitar arroubos contra as conquistas da nossa jovem democracia”, concluiu ele.


Seccional e CAA/RS


A solenidade foi prestigiada pela vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados Paula Grill. “Que vocês driblem e consigam enfrentar as dificuldades propostas com a pandemia e tantas outras. Que tenham muito sucesso e união, porque unidos nós somos mais fortes”, desejou ela durante sua fala. Paula Grill destacou ainda a atuação da CAA/RS que já trouxe os testes de COVID-19 e a vacina contra a gripe para a advocacia local e reafirmou o compromisso da CAA com advocacia gaúcha.


A secretária geral adjunta da Seccional do Rio Grande do Sul Karina Contiero Silveira esteve na cidade representando a diretoria da Seccional RS e reforçou a mensagem do presidente Leonardo Lamachia de unidade entre a advocacia gaúcha. “Seguiremos juntos no mesmo ideal, seguir valorizando a advocacia, fortalecendo ainda mais a defesa das prerrogativas da classe, e promovendo um cenário mais saudável e fértil para que possamos seguir atuantes no nosso papel, como defensores da democracia, da defesa e do cumprimento da constituição”, afirmou ela.


-“Vocês vem fazendo um ótimo trabalho, referendado pelas urnas. Quero reforçar o importante papel das Subseções no sistema da OAB. São as Subseções que levam as demandas da advocacia local e representam cada cidadão do seu município. Achamos que a pandemia estava nos causando um problema, mas a pandemia nos desnudou problemas que já tinhamos. Nós não temos uma jurisdição que seja digna com o que nós necessitamos para prestar nosso papel dentro da sociedade”, afirmou ela.


Por fim, ela destacou que “diretoria e conselho da Subseção serão os responsáveis por conduzir da melhor forma possível essas demandas corriqueiras, mas que pra nós são basilares para nosso exercício profissional”. Karina destacou ainda conquistas já obtidas como as férias para advogados, a responsabilização criminal de quem fere as prerrogativas, o simples nacional e outras vitórias da advocacia.


Empossados


Além da diretoria executiva da Subseção do Rio Grande foram empossados também os conselheiros subseccionais: Afonso Henrique Júnior, Alexandre da Costa, Ana Claudia de Miranda, André Monteiro, Benito Barros, Caroline Carvalho, Cintia Madruga, Jessiel Hirsch, Léo Barroco, Mara Alaides Mendes e, Sibely Chaviel. Também foram empossados os conselheiros subseccionais suplentes: Arnaldo Ubatuba, Artemio da Silva, Daiane Amaral, Daniel Leite, João Oliveira, Juliana Costa, Luana de Lima, Murilo Silva, Rita Vanessa Rosado, Roberta Crescêncio e, Tamires Rodrigues.

3 visualizações0 comentário