O dia 20 de novembro é marcado como o Dia Nacional da Consciência Negra. Esta data foi escolhida por simbolizar a morte de Zumbi dos Palmares, um grande líder quilombola brasileiro. Na busca por uma sociedade mais igualitária, solidificando todos os assuntos debatidos ao longo do ano e demonstrando a necessidade da maior participação de negros e da importância da representatividade, a Comissão de Igualdade Racial, busca, através da Semana da Consciência Negra, consagrar o mês de novembro com a discussão de pautas étnicos raciais. A programação ocorrerá entre 16 e 18 novembro.
A Comissão de Igualdade Racial é a organizadora do evento que contará com atividades no auditório Nely Alt da Rocha e também pelo YouTube com palestras e debates tendo como foco pautas relacionadas a racismo estrutural, racismo recreativo, a participação dos negros na sociedade, a Lei 10.639, seletividade e sistema prisional, Direito Penal e intolerância religiosa. “A Comissão de Igualdade Racial promove uma semana de atividades voltadas a honrar a ancestralidade e a refletir maneiras de eliminar a discriminação, os estereótipos e as invisibilidades, que ainda hoje, são impostos a negros e negras no Brasil”, afirma a presidente da Comissão, Cíntia Madruga.
No dia 16, a professora associada da Universidade Federal do Rio Grande Cassiane de Freitas Paixão , responsável por pesquisas sobre a expansão da educação superior no Brasil, questões étnico-raciais no sul do Rio Grande do Sul, ações afirmativas e clubes sociais negros, realizará sua palestra a partir das 19h30. O encontro será mediado pelo integrante da Comissão de Igualdade Racial da OAB Subseção Rio Grande, Filipe Ferreira Delmondes.
No dia 17 de novembro, a Faculdade Anhanguera receberá a roda de conversa a respeito do tema “a composição da Comissão de Igualdade Racial, a participação de negro na sociedade e as experiências da CIR.” A roda de conversa terá como participantes os seguintes painelistas: Cíntia Madruga, presidente da CIR; Sibely Chaviel, presidente da Comissão OAB Vai à Escola/Universidade; Filipe Ferreira Delmondes, integrante da CIR e; Luana Lima, conselheira Suplente da OAB Subseção Rio Grande.
No dia 18, ocorrem duas rodas de conversas no colégio Bom Jesus com os alunos de 4ª a 8ª da escola sobre a temática racial e Dia da Consciência Negra. Neste dia se farão presentes como palestrantes Cíntia Madruga, Sibely Chaviel e, Luciane Vasconcelos, presidente da Comissão da Mulher Advogada. As atividades ocorrem às 11h e às 16h30. Também no dia 18, acontece o evento “A Seletividade do Sistema Penal”, no auditório da Subseção e também pelo Youtube, a partir das 18h30. Serão palestrantes, Priscila Moreira dos Santos, secretária da Comissão de Igualdade Racial OAB Subseção Rio Grande com Patrícia Trindade, Integrante da Comissão de Igualdade Racial.
Finalizando a programação, ainda no dia 18, às 19h30, o evento “Intolerância Religiosa” também no auditório da Subseção e Youtube, será mediado por Murilo Trindade, conselheiro suplente da OAB Subseção Rio Grande. Será palestrante Chendler Siqueira, graduando em direito pela FURG e coordenador Executivo do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana do Rio Grande e vice-presidente da União Nacional de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO-RG). “É compromisso da OAB o debate propositivo nas principais pautas da sociedade. A realização da Semana da Consciência Negra nos motiva muito para seguir lutando, na defesa incontestável dos direitos da cidadania”, afirma o presidente da OAB Rio Grande, Ary Silva Júnior.
Comments