• André Zenobini

Paulo Bertinetti é aclamado presidente da Câmara de Comércio

A Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande realizou nesta segunda-feira, 15, Assembleia Geral Ordinária para definição da nova direção da entidade que completa 176 anos em 2020. Pela primeira vez, a eleição ocorreu no formato virtual, diante do momento de distanciamento social para combate a pandemia mundial do COVID-19. Por aclamação, o 70º presidente da Câmara de Comércio é Paulo Roberto Telesca Bertinetti.



A reunião virtual iniciou com o discurso de despedida do presidente Antônio Carlos Bacchieri Duarte após três mandatos a frente da Câmara de Comércio. “Gostaria de agradecer a todos por terem me apoiado ao longo do mandato, em todas as questões. A nossa gestão foi muito focada em infraestrutura e a luta pela BR-116 foi um dos grandes trabalhos”. A diretoria e associados aprovaram um voto de louvor a Bacchieri pela sua ação a frente da entidade. A reunião passou ao comando de Paulo Somensi que coordenou a eleição da nova chapa.


Apenas uma chapa foi inscrita para concorrer a direção da entidade. Paulo Roberto Telesca Bertinetti encabeçou a listagem no cargo de presidente. O primeiro vice-presidente é Antonio Carlos Bacchieri Duarte. Como segundo vice-presidente está Clovis Klinger. Na tesouraria estão João Nelson Touguinha (1º tesoureiro) e Antony Rover Baptista (2º tesoureiro). Os secretários são: Jair Buffon (1º secretário) e Fernando José Fuscaldo Junior (2º secretário).


A diretoria ainda é composta por: Gerson Cesar Souza, José Fernando Marchiori, Lucas Barros Elizalde, Luiz Carlos Hilario, Luiz Carlos Teixeira Zanetti, Marisa Wilde Rodrigues Pinto, Rafael Sá e Renato Gatti de Albuquerque. No Conselho Fiscal estão como titulares: Luis Carlos da Silva Carvalho, Henrique José Vieira da Fonseca e Luiz Antônio Dapuzzo Spotorno. Como suplentes estão: Flavio Tavares Bastos, Carlos Alberto Fernandes e Wilson Lemes Rackow.


Por só haver uma chapa inscrita no processo eleitoral, a escolha da nova diretoria é estatutariamente feita por aclamação. O mandato é pelo período 2020/2021. Em sua fala após ser aclamado presidente, Bertinetti afirmou: “A homologação do canal do porto do Rio Grande é fundamental para o desenvolvimento e atração de empreendimentos.


Seguiremos tratando dessa pauta. Temos que ter uma Autoridade Portuária verdadeiramente dona do porto”, afirmou ele. Bertinetti por fim complementou: “Não tenho dúvida que precisamos mudar o humor das pessoas para termos um viés mais empreendedor e um espírito para que a gente compre em Rio Grande. Por fim, o turismo também é um assunto que devemos tratar”, conclui ele.


Paulo Bertinetti


Paulo Bertinetti é engenheiro pela Universidade Mackenzie de São Paulo, trabalhou quatro anos em Nova York pelo Lloyd Brasileiro e foi gerente da Caravel do Grupo Hamburg Sud. Em 1996, foi contratado pela Wilson Sons para desenvolvimento de projeto para disputar a licitação da implantação do terminal de containers do Porto do Rio Grande. Vencida a disputa, assumiu como Diretor Presidente do Tecon Rio Grande, cargo que ocupa até hoje. Paulo é presidente do Sindicato dos Terminais Marítimos do Porto do Rio Grande, Membro do Conselho de Autoridade do Porto do Rio Grande - CAP, Membro do Conselho de Administração do Centro de Indústrias do Rio Grande - CIRG, Presidente do Conselho do Yacht Club do Rio Grande e, Conselheiro da Federasul.

3 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Rio Grande - RS - Brasil © 2020 por 

Grupo Zenobini - Assessoria e Mídia

CNPJ: 29.654.842/0001-49

Desenvolvido por 1060 Logos