• André Zenobini

Varejo teve leve crescimento em setembro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,5% em setembro na avaliação mensal dessazonalizada, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). No acumulado em 12 meses, o indicador avançou 3,9% (outubro de 2017 até setembro de 2018 frente ao mesmo período do ano anterior). Já na avaliação contra setembro do ano anterior o varejo cresceu 2,7%.


O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Grande Igor Klinger avalia o impacto desse crescimento no comércio rio-grandino. “Ainda estamos vendo a tímida recuperação da economia no varejo. O mês de outubro é tradicionalmente melhor do que os demais tendo em vista o Dia da Criança mas ainda precisamos embalar mais o comércio para o Black Friday e Natal”, explica Klinger.


 Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou alta de 0,6% em setembro, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi de 4,4%. A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 1,8% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve queda de 0,2%.


Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” subiu 0,6% em setembro considerando dados dessazonalizados, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses avançou 0,6%. O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista SCPC, por empresas do setor varejista. “Os números mostram que estamos avançando mas ainda é preciso mais para movimentar a economia de Rio Grande”, conclui Klinger.

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Rio Grande - RS - Brasil © 2020 por 

Grupo Zenobini - Assessoria e Mídia

CNPJ: 29.654.842/0001-49

Desenvolvido por 1060 Logos